Pular para o conteúdo

10 Dicas para começar a investir

As dificuldades e desculpas que as pessoas encontram para não iniciar a trajetória no mercado financeiro começam na falta de tempo ou ausência de conhecimento, mas neste artigo vamos conhecer 10 dicas que vão te ajudar a dar o primeiro passo.
1. Adquira o hábito de poupar
Todo mundo sabe que parar de gastar é um caminho para ter mais dinheiro, e, sim, funciona, mas não é deixando de gastar com o que te faz bem. Poupar dinheiro é um ato de consciência, saber o que é necessário, evitar impulsos e aos poucos gastar menos. Com o tempo, você verá que todo mês será mais fácil o ato de poupar e não vai afetar sua vida.
2. Invista regularmente
O ato de consistência é algo necessário e incrivelmente funcional, pois é investir constantemente que vai te tornar rico e, como bônus, vai te ensinar a manter esse padrão para demais atividades, ou seja, abrir portas para crescimento da sua renda em determinada profissão.
3. Acompanhe o investimento
A importância de acompanhar seu dinheiro é para saber direcionar e movimentar os fundos se possível e, claro, ter controle do dinheiro investido, fazendo comparações com demais tipos de investimento. Entretanto, você não deve se tornar uma pessoa que vê sua aplicação de 5 em 5 minutos, lembre-se que o investimento na maioria das vezes é a longo prazo, então quedas de capital podem ser apenas momentâneas, nada de tomar decisões precipitadas.
4. Faça uma reserva de emergência
Pode ser algo que poucos pensam quando começam a investir, pois a verdade é que só queremos saber do lucro que nos espera e esquecemos que podemos perder tudo em questão de minutos. Mas calma, sua reserva de emergência pode sim ser um investimento, não estamos falando aqui para guardar o dinheiro debaixo do colchão, mas para aplicar esse dinheiro de emergência em um investimento que possua alta liquidez e baixo risco, um exemplo seria os títulos públicos como Tesouro Selic. Lembre-se que a reserva deve conter dinheiro suficiente para cobrir suas dívidas durante um período de 6 meses a 1 ano.
5. Defina seu limite de risco vs retorno
Nesse tópico falamos basicamente para seguir seu perfil de investidor até o ponto em que possa extrapolar, ou seja, dar um passo a mais. Claro, isso irá depender dos seus objetivos como investidor.
6. Determine um objetivo
Importante saber o que se espera quando se começa a investir, seja para comprar um carro, fazer uma viagem ou de fato ficar rico. É realmente necessário ter um objetivo que determine o caminho a ser seguido para escolher os investimentos baseados nele. Porém, é óbvio que tudo pode mudar no decorrer do tempo e, como já foi falado, o investimento tem que ser algo constante.
7. Escolha seus ativos
Nesse tópico o próprio nome já diz tudo, mas vou te explicar por que você deve escolher seus próprios ativos. Parece besteira, mas estamos em uma época do famoso “copia e cola”, e no setor do mercado financeiro não é diferente. Esse vício te torna refém de uma pessoa e desacelera seu aprendizado, o que, no final, te leva a perder dinheiro e conhecimento.
8. Diversifique seus investimentos
Um dos fatores mais importantes para se aprender, diversifique, essa palavra e atitude deve ser aprendida e tomada o quanto antes. A diversificação serve como proteção do seu capital, traz segurança e maiores chances de retorno, pois cada mercado reage de forma diferente às condições e mudanças econômicas.
9. Estude
Estudar é a base de tudo, aprenda sobre investimento do básico ao mais avançado. Estude sobre o que está investindo, leia tudo sobre determinada ação, título, fundos imobiliários que deseja comprar, pois são seus dinheiro e futuro que estão em jogo.
10. Tenha prazer em investir
O tópico mais importante desta postagem. Sempre foi falado para se ter prazer no que está fazendo ou pretende fazer e que só assim as coisas dão certo. No mercado financeiro não é diferente, ter prazer em investir é algo que irá te ajudar em todos os tópicos anteriores e, com certeza, irá te trazer muito dinheiro. Mas fique tranquilo, durante sua trajetória é quase impossível você não adquirir essa sensação, pois investir é algo totalmente emocionante.