Afinal, qual caminho você investidor quer seguir? Pense nisso, pois hoje vamos explicar duas certificações muito cobiçadas e suas principais diferenças.
O ANCORD te faz um agente autônomo de investimento e presta serviço para corretora por contrato de CNPJ de forma autônoma, além de possuir as funções de apresentar os produtos de investimento, repassar ordens para a corretora e atrair novos clientes.
A Certificação de Analista de Investimento (CEA) te torna um especialista de investimento. Cobrada em muitas instituições bancárias, o CEA é focado em prestar uma consultoria aos investidores e gerentes, lembrando que o órgão responsável pela CEA é a ANBIMA. Com a CEA, você também é habilitado a prospectar clientes e apresentar opções.
Conseguiram perceber a diferença? Inicialmente podemos notar que se diferem as funções e o mercado de trabalho. Uma diferença importante é que o Agente Autônomo não pode indicar produtos, apenas os apresentar aos seus clientes, já o Analista de Investimentos pode e é uma de suas especialidades.
Posso ter as duas certificações? Sim e não, deixa eu te explicar melhor. A nível de conhecimento, sim, você pode ter as duas certificações, porém você não pode se cadastrar na CVM como consultor financeiro e como agente autônomo, pois gera um conflito de interesse, visto que, como já explicado, uma certificação te dá o direito de indicar produtos, enquanto a outra não permite.
Melhor ou pior certificação não há, ela apenas vai ser mais ou menos necessária conforme o seu momento de vida e objetivos futuros. Garanto a você que ambas vão agregar conhecimento que irá te ajudar a conquistar mais clientes por si só. Já sabe qual certificação vai fazer agora? Quer saber o valor da prova, quantas questões caem e muito mais? Leia nosso artigo sobre as principais certificações do mercado financeiro.